PESQUISAS E PRODUTOS DE CONSULTORIA

Consultor: Cibele Noronha Behrens Assunção

Justificativa

O objetivo do CEAE-UFRJ é formar grupos de especialistas que possam fazer avançar as técnicas de avaliação educacional e ampliar o conhecimento acerca desse assunto. Para tanto, o Centro pretende criar condições para que a avaliação do sistema de ensino possa ser feita pelos próprios órgãos interessados, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

Esse TOR procura abordar dois eixos do tema da avaliação, a avaliação de processo e a avaliação de resultado. Sendo assim, pretende possibilitar a sistematização de um programa de avaliação do sistema de ensino das escolas municipais pela própria Secretaria através da elaboração de um KIT de avaliação sucinto, mas que contenha todas as informações necessárias para dar respaldo para a formação de um sistema gerencial eficiente no planejamento de políticas públicas.

Para cumprir esse objetivo será feito uso dos questionários elaborados para a pesquisa que analisa escolas de três municípios do Rio de Janeiro do LEPPE, baseando-se também em experiências anteriores como o PAIUB-UFMG e a Avaliação de ONG’s de Ações Complementares à Escola desenvolvida para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-RJ em acordo de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Unicef, além dos questionários desenvolvidos para o SAEB.

Como também é objetivo do CEAE-UFRJ a divulgação das novas técnica e teorias que vem sendo desenvolvidas sobre o tema da avaliação, será preparado um texto contendo noções básicas sobre a Teoria de Resposta ao Item e apresentando alguns modelos, cuja aplicação promove um grande avanço no que tem sido feito em termos de avaliação no Brasil. Um exemplo dessa experiência são os resultados obtidos pelo SAEB. Esse texto será usado para treinamento tanto do pessoal envolvido no Centro, como também nos cursos de Pós-Graduação com ênfase na área de Avaliação Educacional.